Corumbá de Goiás - O Portal da cidade!

Turismo - Corumbá de Goiás

A cidade é muito conhecida pelos casarões coloniais, muitos deles tombados pelo IPHAN, por suas ruas de pedra - calçadas por escravos africanos - e pelo Salto do Corumbá, uma das maiores cachoeiras do Centro-Oeste. Recebe muitos turistas que procuram as pousadas e acampamentos ao redor do rio Corumbá. O turismo tem crescido cada vez mais com a proximidade de Goiânia, a capital do Estado de Goiás, Brasília, a capital do Brasil e os igualmente turísticos municípios vizinhos Pirenópolis e Cocalzinho. A cidade fica movimentada em alta temporada, mas nada que chegue a incomodar.

 

Os principais pontos turísticos da cidade são:

 

Igreja Matriz - Originariamente, os paulistas mandaram edificar uma Capela para nela colocar a primeira imagem de N. Sra. da Penha, doada por Petronilha Leite, no ano de 1731. No local desta Capela foi construída a atual Igreja Matriz, onde encontra-se entronizada a imagem de N. Sra. da Penha de França, feita em um único bloco de madeira, em estilo barroco. A imagem foi esculpida em Portugal e doada para a Capela pelo português Antonio José de Campos, no ano de 1755. Hoje, restaurada pelo IPHAN, a Igreja Matriz de N. Sra. da Penha de França é um dos maiores atrativos turísticos de Corumbá de Goiás.


Memorial dos Imortais - Praça da Matriz (no sobrado da Secretaria Municipal da Educação e Cultura). Constituído do acervo museológico de filhos da cidade que se distinguiram na literatura, na música, na pesquisa e nas artes, é mantido pela Associação de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico de Corumbá de Goiás.


Mirante do Cristo - (na Serrinha, junto ao Bairro dos Leites). Linda e ampla visão panorâmica de Corumbá de Goiás e seus vastos horizontes.


Centro Histórico - Compreende a Praça da Matriz, a Praça Antonio Félix Curado, a Praça Waldemar Gomes Teles, a Rua Comendador João José de Campos Curado, a Rua das Flores, a Rua Bernardo Élis, a Av. Cônego Carlos Plangger e várias construções, casas e pontes.

 

Cachoeira Monjolinho - Em tempos idos, foi local de confraternização da sociedade corumbaense, que ali realizava piqueniques comunitários. Hoje, pela beleza da cachoeira e pelo encanto da natureza, é uma das opções que a cidade oferece aos turistas que buscam contato com a natureza. editar


Prainha - (centro da cidade). Diariamente. Localizada na zona urbana da cidade, tem como atrativos principais as águas do Corumbá e as areias brancas, utilizadas para práticas esportivas.


Salto do Corumbá - BR 414 - Km 383 (a 9 km da cidade). Pode ser visto da estrada entre Cocalzinho e Corumbá de Goiás. A queda principal tem 80 metros de altura e cai num poço de 16 metros de profundidade; local de muita beleza, é um camping/clube/hotel.

 

     


 

 

Compartilhe

 

 

Receba nossas promoções